Contact RSS Twitter Facebook Digg LinkedIn YouTube
Entrar em contacto


Cúpula geodesica

Cúpula geodesica

A Futuragora construiu uma cúpula geodésica no espaço da sede feita quase exclusivamente de materiais reciclados e naturais. Os conectores foram minuciosamente cortados usando uma placa de acrílico laminado com metal reciclado do lixo. Como traves foram usadas canas devidamente secas e cortadas. dom_moed

Cúpula geodésica (dome em inglês) é uma estrutura arquitectónica utilizada pelas mais diversas civilizações desde a antiguidade.Esta extensa utilização deste recurso pode ser atribuída à sua grande estabilidade e resistência mecânica.

Estas cúpulas apresentam extraordinária resistência e leveza. A sua estrutura consiste em barras de qualquer material, e o domo pode ser feito em qualquer dimensão, desde que o tamanho das suas barras seja calculado corretamente.

Sua resistência deve-se ao formato esférico e aos triângulos que compõem sua estrutura. Qualquer força aplicada no domo se distribui igualmente até sua base, assim como os arcos na engenharia e arquitetura.

dome_maquetaA estrutura montada na nossa Associação é um dome 3V com 5/8. Isto significa que têm três tipos de conectores (3v) e que é cinco oitavos de uma esfera. Demorou cerca de 5 dias no corte dos conectores e canas e duas tardes na sua montagem.

 

Actividade com cúpulas geodésicas : Domes na Futura

Site usado para calcular e construir domes: http://www.desertdomes.com

 

dome1domefinalDSC_0394