Contact RSS Twitter Facebook Digg LinkedIn YouTube
Entrar em contacto


Futurscope (Simulação 3D)

Futurscope (Simulação 3D)

Este projecto ainda em fase “beta” teste foi lançado em 2012. Consiste num mundo virtual composto por três regiões dentro de um estado. Este mapa virtual apresenta-se como um novo avanço desta simulação que na sua versão anterior baseava-se num motor a 2D.

Snapshot_005e (3)

Neste momento o mapa de simulação chama-se “FUTURAGORA”. O objectivo da presente plataforma é integrar chat, sites, videos, acções, traduções e outras ferramentas, tudo dentro de um mundo virtual. Para aceder a este mundo virtual consulte o site ou o final do artigo.

História da Simulação: Inicialmente pensado numa versão mais “jogo” do que actualmente se encontra, este projecto foi desenhado considerando alguns pré requisitos:

1. Massive Multiplayer Online: Esta característica sempre foi a mentora desta simulação. Pretende fazer interagir pessoas dentro de um mundo / realidade virtual.

2. Interface Gráfica: Toda a simulação tem um visualização gráfica. Embora inicialmente a plataforma fosse a 2D, nesta fase, a 3D podemos com alegria dizer que a interface gráfica abrange não só a visualização da simulação como interacção com a mesma e os restantes utilizadores.JF_007

3.Adaptável: Desde o seu início que este projecto pretende ser uma representação do The Venus Project para além de um mundo virtual, materizado numa comunidade. A presente plataforma permite que se possa ir fazendo melhorias e adpaptações. FUTURSCOPE é uma mundo virtual online desenvolvido pela Futuragora.

A simulação é baseada no motor do OSgrid opensource e foi redesenhado pela Futuragora. Embora ainda numa fase de testes esta simulação pretende ser não só, uma comunidade online, como a própria representação do Venus Project e de uma economia Baseda nos Recursos. Portanto, o tema principal do Futurscope é as cidades, as ideias e os objectivos do Venus Project e um rumo a uma EBR.

Esta simulação pretende antes de mais ser um chat vitual online onde os membros possam conviver e trabalhar nos projectos e acções. Está desenhado para fazer os membros interagirem directamente com a realidade tornando esta simulação num misto de real e virtual. Será possível escrever um artigo, traduzir ou trabalhar noutras tarefas do movimento dentro da própria plataforma.

O Futurscope está a ser desenhado para poder não só mostrar videos, abrir sites ou forums dentro da simulação como interagir ainda mais com próprios membros e grupos.

293458_338759906216425_1572098777_n

Instalar o simulador:

1. Sacar um SL Viewer em: http://www.osgrid.org/index.php/downloads

2.Registar uma personagem em: http://www.osgrid.org/index.php/auth/register

3. Correr a aplicação

4. Logar usando os dados em 2 e ligando-se ao OSgrid.

5. Carregar no menu e pesquisar o mapa “Futuragora”.

A tecnologia:

A Fundação Overte é uma organização sem fins lucrativos que gerência acordos de contribuição para o projeto OpenSimulator. No futuro, ele também vai atuar para promover e apoiar tanto OpenSimulator e o ecossistema ambiente virtual 3D open-source mais amplo.

OpenSimulator é um servidor multi-plataforma open source com aplicativo 3D. Ele pode ser usado para criar um ambiente virtual (ou do mundo), que pode ser acedido através de uma variedade de clientes, em vários protocolos. OpenSimulator permite que os desenvolvedores do mundo virtual para personalizar seus mundos utilizando as tecnologias se sentem melhor trabalho – nós criamos o quadro para ser facilmente extensível. OpenSimulator é escrito em linguagem C #, rodando tanto no Windows através da Internet. NET Framework e em máquinas Unix sobre o quadro Mono. O código-fonte é liberado sob a licença BSD, para incorporar os produtos OpenSimulator.

Snapshotasd_012Se você quer saber sobre a nossa história de desenvolvimento, veja História.

Nota: OpenSimulator pode ser usado para simular ambientes virtuais semelhantes ao Second Life™, uma vez que ele suporta o núcleo do protocolo de mensagens de SL. Como tal, estes mundos virtuais podem ser acessados com os telespectadores SL regulares. No entanto, OpenSimulator não é nem um clone do servidor do Second Life nem visam a tornar-se como um clone. Pelo contrário, OpenSimulator não tem suporte para muitas das características específicas de jogo do Second Life (de propósito), enquanto prosseguem as direções inovadoras para se tornar o esqueleto, mas extensível, servidor da Web 3D.

OpenSimulator está cada vez mais estável, uma vez que se aproxima de versão 1.0, mas ainda considerá-lo software alph.

Características:

  • Suporta ambientes pequenos ou tão grande quanto milhares de simuladores em multi-utilizador 3D.
  • Suporta espaços virtuais em 3D de tamanho variável dentro de uma única instância.
  • Suporta vários clientes e protocolos – o acesso ao mesmo mundo, ao mesmo tempo através de múltiplos protocolos.
  • Suporta simulações de física em tempo real, com múltiplas opções de motor, incluindo ODE.
  • Suporta clientes que criam conteúdo 3D em tempo real.
  • Suporta script no mundo virtual usando um número de diferentes línguas, incluindo o / OSSL, C # e VB.NET LSL
  • Fornece capacidade ilimitada para personalizar aplicativos do mundo virtual através do uso de módulos de plug-in de cena.

JF_006